ARS COQUINARIA releva que a Arte Culinária enquanto acto distinto da mera alimentação é uma manifestação não só reveladora do ilimitado potencial criativo do ser humano como essencial à sua própria existência e que só se completa quando congrega outras formas de arte (artes visuais, música, poesia, etc.). A vossa colaboração é essencial, contribuam e divulguem aos vossos amigos. E-mail: arscoquinaria@gmail.com

sexta-feira, 15 de junho de 2007

ARS COQUINARIA (3)



Para este fim-de-semana algo nublado mas de intensa actividade cultural e pleno de festividades municipais, uma receita simples e rápida criada por David Z. - cujo lema gastronómico quando não se dispõe de muito tempo para uma confecção mais elaborada e nem para degustação mais prolongada, assenta no princípio fast food, sim, mas não plástic food (i.e. comida de "plástico")neste caso inspirada nas restaurações italiana e nórdica, mas com um toque lusitano:



linguine allo iogurt con salmone



Ingredientes:
- 1 embalagem de Linguine de 500 gramas (para 4 pessoas)
- 1 e meia a 2 embalagens de salmão fumado de 200 gr.
- azeite com acidez máx. 0,7.º (q.b.)
- 2/3 cebolas trituradas (em papa) com a varinha mágica
- Sal marinho (q.b.)
- água (q.b., ca. 4 a 6 canecas médias)
- oregãos (q.b.)
- 2/3 yogurtes naturais (de preferência bifidus)
- vinagre de vinho branco ou de maçã (q.b.)

Confecção:
1.º - Trituram-se as cebolas com uma picadora eléctrica (ou varinha mágica, etc.) até ficar tudo desfeito numa espécie de papa (creme de cebola).
2.º Deita-se o creme de cebola numa panela, cobre-se com um pouco de azeite, deita-se sal marinho a gosto (mas sem exagerar) , polvilha-se com oregãos e leva-se ao lume, mexendo de vez em quando até "alourar", sem deixar ferver.
3.º - Deita-se a água (em quantidade suficiente para cozer o esparguete - cerca do dobro em volume -, mas não demasiada) , deixa-se ferver e em seguida, após baixar o lume, coloca-se a massa linguini (é uma massa extra fina de cozedura muito rápida - máx. 5 m - mas pode ser substituída por spaguettini nr.3, ou até pelo esparguete tradicional, só que não fica tão bom e leva mais tempo), vertem-se os iogurtes e salpica-se com o vinagre (o equivalente a 1 ou 2 colheres de café), mexendo tudo até ficar homogéneo e tapando a panela de seguida. Deixa-se cozer em lume brando.
4.º Passados os 5 m (7m para o spaguettini e 15 a 20m para o esparguete), retira-se do lume, volta-se a mexer e escorre-se o excesso de água se for o caso.
5.º Num prato (ou em dois pratos) dispõem-se os filetes de salmão fumado, podendo decorar-se com salsa
6.º Serve-se primeiro a pasta (massa), e deixa-se às/aos convidad(a)(o)s a possibilidade de retirarem a gosto os filetes de salmão, os quais se colocam sobre a massa.
* Linguine (v. http://it.wikipedia.org/wiki/Linguine), mas tb. se pode dizer linguini (cf. http://en.wikipedia.org/wiki/Linguine)

Acompanhamento líquido:
- vinho branco fresco
- em alternativa: chá verde ou água mineral sem gás


fast food, yes, but not plastic food!
Enjoy it...

Nenhum comentário: