ARS COQUINARIA releva que a Arte Culinária enquanto acto distinto da mera alimentação é uma manifestação não só reveladora do ilimitado potencial criativo do ser humano como essencial à sua própria existência e que só se completa quando congrega outras formas de arte (artes visuais, música, poesia, etc.). A vossa colaboração é essencial, contribuam e divulguem aos vossos amigos. E-mail: arscoquinaria@gmail.com

segunda-feira, 30 de julho de 2007

ARS COQUINARIA (9) : Pescada afrodisíaca?


Lombos de pescada no vapor com estufado de vegetais


Da pintora Ana Gonçalves, recolhemos a seguinte receita afro-dionisíaca, et pour cause afrodisíaca (achamos nós, embora dependa da companhia*):


Ingredientes
(para 2/3 pessoas):

- 6 lombos médios de pescada sem pele
- 8 cebolas médias
- 6 dentes de alho
- 6 cenouras médias
- azeite q.b.
- vinho branco q. b.
- salsa q.b.- sal, pimenta preta e caril q.b.


Confecção
:

Temperam-se os lombos de pescada com sal grosso. Numa panela de fundo largo, colocam-se as cebolas cortadas às rodelas e os dentes de alho picados. Rega-se com azeite suficiente para cobrir o fundo da panela, tapa-se com a respectiva tampa e deixa-se refogar em lume brando, até a cebola ficar translúcida.
Colocam-se os lombos de pescada na panela, temperam-se com pimenta preta e caril e adiciona-se salsa grosseiramente cortada e cenouras cortadas em troços. Borrifa-se com vinho branco. Tapa-se a panela. Prossegue-se a cozedura em lume brando, agitando a panela, de vez em quando, com movimentos circulares, até que as cenouras estejam cozidas, mas firmes.
Acompanha com arroz (agulha ou vaporizado) à crioula (cozido em água e sal, em grande fervura).



Sugestão de acompanhamento líquido:

- vinho branco fresco frutado, ligeiramente acídulo (região de Palmela)


Sugestão de acompanhamento musical:

- Mornas e coladeras de Cabo-Verde (durante a refeição): Amândio Barbosa Ferreira (em especial o seu belissimo último CD: Mandinho : Serenata I, ver em http://www.amandio.net/), Celina Pereira (la magna diva, CD preferido: Força di Cretcheu), Cesária Évora ("la dive aux pieds nus", CD grande escolha: Café Atlântico, ver em http://www.cesaria-evora.com/ ), Ildo Lobo (CD: Nós morna, ver em http://www.ildolobo.com/), Travadinha (CD: Le violon du Cap Vert, ver em http://www.mindelo.info/disco_travadinha.php),…

- Coladeras salseadas (após a refeição, para dançar): Dança ma mi creola (1994) [CD] / Tito Paris (o disco mais electrizante da música cabo-verdiana, fortemente conectado com a salsa latina, de matriz cubana)

N.R.: * Para que as características afrodisíacas desta receita funcionem em pleno é obrigatória a boa companhia e não descurar todo o preceituado, incluindo as referidas sugestões

Bom apetite!

Nenhum comentário: